Desenvolvidos por Joseph Novak, baseado na Psicologia Cognitiva de Ausubel, os mapas conceituais são representações bidimensionais de conceitos que se inter-relacionam.
Vejam só o que eu construí para facilitar a compreensão de vocês....o Mapa dos Mapas! Um Mapa conceitual que explica o que é um Mapa conceitual....certo???? :)
Interessante ressaltar que os esquemas mentais, tão explorados no cognitivismo de Ausubel, coincidem com o desenvolvimento tecnológico computacional, a partir da metade do século XX. Isso demonstra uma semelhança importante entre o funcionamento dos computadores com nossos processos mentais. De que forma isso acontece?
"De acordo com esse modelo, a mente, tal qual um computador, recebe inicialmente registros sensoriais que são processados e armazenados na forma de esquemas, os quais são ativados e reestruturados no processo de aprendizagem, e recuperados quando necessários." (Filatro, A. Design Instrucional contextualizado.Senac. São Paulo, 2004.)
Daí a idéia de aprendizagem significativa: a aprendizagem deve ter sentido para o aprendente, e isso só acontece quando a informação ancora-se em conceitos importantes que já existem na estrutura cognitiva dele. Ou seja: os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.
Portanto, constitui-se em importante recurso para aprendizagem, pois podem ser utilizados de diversas formas: como levantamento de conceitos pré-existentes em relação a determinado assunto, síntese, avaliação, planejamento e por aí vai... Vale ressaltar que os Mapas conceituais são grandes aliados aos desenhos de aprendizagem - Design Instrucional - de cursos mediados por computador. O mapeamento dos conceitos e o planejamento de atividades interativas a partir dos "nós" do mapa, geram um roteiro, não-linear e interativo, fundamental para que o designer instrucional possa elaborar possíveis caminhos de aprendizagem para o aprendente online. Desta forma, arrisco em dizer que o formato do mapa conceitual deve ser "rizomático" - (relacionado ao rizoma - modelo descritivo ou epistemológico na teoria filosófica de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na biologia é um tipo de caule que as plantas possuem, daí a proximidade da forma)
Conheçam o artigo de Tânia Barbosa Salles Gava, Crediné Silva de Menezes e Davidson Cury do Depto de Informática - UFES - Vitória:
Aplicações de Mapas conceituais na Educacao
"O artigo faz uma reflexão sobre a manifestação de idéias e sua representação na forma de mapas, além de propor três aplicações, a saber: como ferramenta para a indexação dos conteúdos envolvidos em um ambiente virtual de aprendizagem, como apoio à revisão bibliográfica e como apoio ao desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. Indicamos ainda outras possíveis aplicações, onde os mapas podem trazer contribuições através da redução da sobrecarga cognitiva e da amplificação de nossas habilidades cognitivas."
Para quem quiser saber mais, o livro de Antonio Ontoria Penã - Mapas Conceituais - Uma Técnica Para Aprender, é recomendado, embora os mapas utilizados como exemplos apresentados no livro ainda estejam no formato "linear"... ;-)
Outro texto interessante da Marco Antonio Moreira da Univ Federal do Rio Grande do Sul sobre Aprendizagem Significativa e Mapas conceituais.
Se quiser entender mais a relação entre mapas conceituais - rizoma - Deleuze e Guattari - Ciberespaço, "fica a dica" do texto de Paulo Cunha, doutor em Artes pela Universidade de Paris e prof da Univ Fed de Pernambuco: Comunicação no Ciberespaço: redefinindo a relação centro-periferia.
Outro texto interessante da Marco Antonio Moreira da Univ Federal do Rio Grande do Sul sobre Aprendizagem Significativa e Mapas conceituais.
Se quiser entender mais a relação entre mapas conceituais - rizoma - Deleuze e Guattari - Ciberespaço, "fica a dica" do texto de Paulo Cunha, doutor em Artes pela Universidade de Paris e prof da Univ Fed de Pernambuco: Comunicação no Ciberespaço: redefinindo a relação centro-periferia.
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