Recebi este post por email de Mentat - dynamiclab e quis compartilhar. Temos enfrentado problemas nas escolas, no que diz respeito à uso de tecnologias, disciplina, interesse, avaliações.....Sabemos que o momento é outro, a perspectiva educacional também e as formas de aprender as coisas se reformulam a cada dia que passa....mas a escola e (alguns) professores, teimam em não enxergar isso! E você? Como se posiciona? Você tem coragem? Faça o teste...
Os Oito Hábitos do Professor Altamente Eficaz
Num artigo, no blog INTERFACE cujo nome parafraseia o título de um livro de sucesso [Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes], Andrew Churches lembra o consenso sobre alguns requisitos para o sucesso do professor no Século XXI - ser centrado no aluno, ter visão holística e ser capaz de ensinar a aprender ao mesmo tempo em que ensina o conteúdo da disciplina - e indaga se seria isso suficiente para caracterizar a execelência.
Ele acha que, além disso, o nível de excelência requer oito outros "hábitos":
-ser adaptável: contextualizar com criatividade e adequar a tecnologia disponível a diferentes situações;
-ser visionário: desenvolver a capacidade de identificar boas idéias, boas práticas e boas tecnologias, na educação e fora dela, e colocá-las à serviço da aprendizagem-ser colaborativo: mostrar capacidade de compartilhar e contribuir e, também, desenvolver essas competências em seus alunos [o que pode ser muito facilitado pelo uso de tecnologia colaborativa],
-ser capaz de correr riscos: abandonar a zona de conforto e entrar em áreas nas quais os alunos podem saber mais e, indo além, aproveitar o conhecimento dos alunos em benefício da classe;
-preocupar-se com a própria aprendizagem continuada e ajustar sua atividade docente aos requisitos surgidos das mudanças na sociedade;
-dominar o uso das tecnologias de comunicação e colaboração e saber como utilizá-las para facilitar a aprendizagem;
-preocupar-se com o desenvolvimento de práticas reflexivas e de valores de vida;
-ser capaz de liderar projetos e levá-los a termo com sucesso.
imagem: http://castro.castro.zip.net/
Os Oito Hábitos do Professor Altamente Eficaz
Num artigo, no blog INTERFACE cujo nome parafraseia o título de um livro de sucesso [Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes], Andrew Churches lembra o consenso sobre alguns requisitos para o sucesso do professor no Século XXI - ser centrado no aluno, ter visão holística e ser capaz de ensinar a aprender ao mesmo tempo em que ensina o conteúdo da disciplina - e indaga se seria isso suficiente para caracterizar a execelência.
Ele acha que, além disso, o nível de excelência requer oito outros "hábitos":
-ser adaptável: contextualizar com criatividade e adequar a tecnologia disponível a diferentes situações;
-ser visionário: desenvolver a capacidade de identificar boas idéias, boas práticas e boas tecnologias, na educação e fora dela, e colocá-las à serviço da aprendizagem-ser colaborativo: mostrar capacidade de compartilhar e contribuir e, também, desenvolver essas competências em seus alunos [o que pode ser muito facilitado pelo uso de tecnologia colaborativa],
-ser capaz de correr riscos: abandonar a zona de conforto e entrar em áreas nas quais os alunos podem saber mais e, indo além, aproveitar o conhecimento dos alunos em benefício da classe;
-preocupar-se com a própria aprendizagem continuada e ajustar sua atividade docente aos requisitos surgidos das mudanças na sociedade;
-dominar o uso das tecnologias de comunicação e colaboração e saber como utilizá-las para facilitar a aprendizagem;
-preocupar-se com o desenvolvimento de práticas reflexivas e de valores de vida;
-ser capaz de liderar projetos e levá-los a termo com sucesso.
imagem: http://castro.castro.zip.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário