http://novojogador.com.br |
Não é de hoje que me encanto com narrativas não-lineares e transmidiáticas! Não só pelo que esse tipo de narrativa representa para o estudo da comunicação e linguagem, mas também por saber o quão complexo é elaborar algo nessa direção. É um jogo imbricado de várias situações que devem ser ajustadas para dar sentido à narrativa, respeitando as escolhas do leitor e, acima de tudo, criando significados! Para quem quiser saber mais sobre como construir uma narrativa desse tipo, sugiro o livro de Vicente Gosciola que aborda a roteirização de narrativas não-lineares em seu livro "Roteiros para as novas mídias"
A primeira narrativa desse tipo que conheci foi o livro "O jogo da amarelinha" (saiba mais sobre isso clicando aqui!) de Julio Cortázar. O autor explora os limites da realidade, propondo vários encadeamentos possíveis na história. É sem dúvida uma ousadia.
Agora, achei o máximo o trabalho da escritora carioca Simone Campos, que participou ontem (dia 31/01/2013) da palestra Livros para jogar, games para ler na Campus Party e apresentou seu livro-jogo inspirado nos já conhecidos jogos de RPG.
"Em 2011, Simone decidiu se aventurar no mundo dos livros-jogos, depois de publicar quatro romances tradicionais. Lançou o Owned – Um novo jogador, trama que dá ao leitor a possibilidade de escolher 17 desfechos diferentes. O livro está disponível on-line e gratuitamente, mas os interessados podem comprar a versão impressa, que vem com um guia de estratégia."
“No livro-jogo, a literatura com regras ensina a gostar de ler, já que a história não pode continuar sem a participação do leitor, que passa aprender a parir a leitura. É complexo de fazer, mas é incrível.”
Para saber mais, clique na matéria completa do site PORVIR.
Acompanhe a entrevista com a escritora Simone Campos no site do Instituto Claro.
Clique aqui e jogue - Owned um novo jogador!
Clique aqui e baixe o arquivo em pdf!
Taí uma boa ideia para o mercado editorial explorar... com a potencialização dos dispositivos móveis e a dificuldade da molecada em largar o celular , então, nem se fala!
Acorda, gente!
EM TEMPO: Hoje, 1 de fevereiro, é dia do Publicitário! Parabéns, meu povo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário