1° de Maio, dia do trabalho.... e o professor, provavelmente, trabalhando... Mas vamos ao nosso assunto! :)
Por mais que a gente negue, é inevitável... por mais que nós, os professores, tenhamos resistência.... é impossível controlar.... e, de certa forma, isso é ótimo, pois nos obriga a refletir e repensar nossas práticas, de maneira que possamos incorporá-lo nas aulas. Ele é o grande vilão da sala de aula e o maior inimigo dos professores, coordenadores e todo o casting pedagógico.... mas até quando?
Recentemente, em uma das escolas em que trabalho, a rede wi-fi foi liberada para os alunos de EnsMédio. Acredito ser um avanço considerável, já que as senhas e o acesso é individualizado e, posteriormente, será possível acessar a rede interna da escola, gerando a possibilidade de salvar arquivos e documentos na mesma rede que os alunos trabalham nas aulas, que ocorrem nas salas de informática. Eu achei o máximo e já incentivei os alunos a acessarem a internet em algumas atividades que realizamos nas minhas aulas. Tanto no 1° quanto no 2° ano do EnsMédio, utilizamos o celular para pesquisar temas e assuntos em que os alunos tiveram dúvidas e que eu não podia ajudá-los, já que se tratavam de imagens.... assim, com suas senhas em mãos, eles ficaram me encarando por alguns segundos, com um olhar misto de curiosidade, medo e desconfiança, mas acabaram cedendo ... e foi muito positivo, já que eles consultaram o que precisaram e depois deram continuidade à atividade sem que eu precisasse falar alguma coisa em relação a isso.
Assim, iniciativas como esse guia, publicado pela UNESCO (vide link) com recomendações políticas para uso dos mobiles nas escolas são sempre bem-vindas....
"Apesar de ainda haver alguma resistência aqui ou ali, os governos de todo o mundo estão cada vez mais atentos sobre a necessidade de se colocar as tecnologias móveis, como celulares e tablets, a serviço da educação. Mas como só vontade não garante bons resultados, a Unesco publicou um guia (disponível no link http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf) com 10 recomendações políticas em que tenta ajudar governos a implantarem esses recursos nas salas de aula. E aos que ainda não estão 100% convencidos dos benefícios do uso integrado da tecnologia com os objetivos pedagógicos, o guia, apresentado em Paris na semana passada durante a Mobile Learning Week, traz ainda 13 bons motivos para ter esse aliado na educação."
Veja a matéria completa do Estadão clicando aqui!
Confira o infográfico.
Policy Guidelines for mobile learning - UNESCO |
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